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Orgãos Colegiados da Escola



3.1 CONSELHO ESCOLAR

3.2 DIREÇÃO

3.3 EQUIPE PEDAGÓGICA

3.4 EQUIPE ADMINISTRATIVA

3.5 EQUIPE DE SERVIÇOS GERAIS

3.6 CONSELHO DE CLASSE

3.7 CONSELHO REPRESENTANTE DE TURMA

3.8 GRÊMIO ESTUDANTIL

3.9 ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS


3.1 Conselho Escolar

    O que é – O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar em conformidade com as políticas e as diretrizes educacionais da Secretaria de Estado da Educação, a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar.

    Quem faz parte – O Conselho Escolar é composto por representantes da comunidade escolar e de representantes de movimentos sociais organizados e comprometidos com a educação pública, presentes na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, a diretora da Escola.

   O Conselho Escolar, de acordo com o princípio da representatividade e proporcionalidade, é constituído pelos seguintes membros:

Presidente: 
DIANI BOHLER PICCOLI
 

Representante Equipe Pedagógica:

 IRTES MUNARO CEOLIN
 ERONI STEIN ONO

Representante Professores:

MIRIA FATIMA SANTIN
GRACIANI DE CARLI FRITZEN
 

Representante Funcionários Administrativos:

DAYANE PELIN
CELLY LINDERMAYER
 

Representante Pais – Ensino Médio:

LINDAURA APARECIDA ELIAS MASCHIO
ERICA ISABEL DO NASCIMENTO
 

Representante Alunos – Ensino Médio:

CLEO ANDERSON GOMES
HIGOR FELIPE DUTRA
 

Representante Comunidade:

IR. SUELI ALVES BUENO
ILENA JANDIRA BOHLER



 

3.2 Direção

A direção do colégio está sob responsabilidade das professoras:
Diani Bohler Piccoli - Diretora
Maria Salete Einik - Diretora Auxiliar

 

3.3 Equipe Pedagógica

A equipe pedagógica esta composta pelas seguintes pessoas:
Manhã: Irtes Munaro Ceolin, Eroni Stein Ono e Cleide Genuino
Tarde: Liamara Benedetti Ficagna e Débora Batistela Carneiro
Noite: Irtes Munaro Ceolin e Eroni Stein Ono

Atribuições

  • Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de Ação da Escola;

  • coordenar a construção coletiva e a efetivação da Proposta Pedagógica Curricular da Escola, a partir das Políticas Educacionais da SEED/PR e das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais;

  • promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico e para a elaboração de propostas de intervenção na realidade da escola;

  • participar e intervir, junto à direção, da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar;

  • sistematizar, junto à comunidade escolar, atividades que levem à efetivação do processo ensino e aprendizagem, de modo a garantir o atendimento às necessidades do educando;

  • participar da elaboração do projeto de formação continuada de todos os profissionais da escola e promover ações para a sua efetivação, tendo como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar;

  • analisar as propostas de natureza pedagógica a serem implantadas na escola, observando a legislação educacional em vigor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, como fundamentos da prática educativa;

  • coordenar a organização do espaço-tempo escolar a partir do Projeto Político-Pedagógico e da Proposta Pedagógica Curricular da Escola, intervindo na elaboração do calendário letivo, na formação de turmas, na definição e distribuição do horário semanal das aulas e disciplinas, da hora-atividade, no preenchimento do Livro Registro de Classe de acordo com as Instruções Normativas da SEED e em outras atividades que interfiram diretamente na realização do trabalho pedagógico;

  • coordenar, junto à direção, o processo de distribuição de aulas e disciplinas a partir de critérios legais, pedagógicos e didáticos e da Proposta Pedagógica Curricular da Escola;

  • organizar e acompanhar a avaliação do trabalho pedagógico escolar pela comunidade interna e externa; apresentar propostas, alternativas, sugestões e/ou críticas que promovam o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar, conforme o Projeto Político-Pedagógico, a Proposta Pedagógica Curricular, o Plano de Ação da Escola e as Políticas Educacionais da SEED;

  • coordenar a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou livros de uso didático-pedagógico, a partir da Proposta Pedagógica Curricular e do Projeto Político-Pedagógico da Escola;

  • participar da organização pedagógica da biblioteca, assim como do processo de aquisição de livros e periódicos;

  • orientar o processo de elaboração dos Planos de Trabalho Docente junto ao coletivo de professores da escola;

  • subsidiar o aprimoramento teórico-metodológico do coletivo de professores da escola, promovendo estudos sistemáticos, trocas de experiência, debates e oficinas pedagógicas;

  • organizar a hora-atividade do coletivo de professores da escola, de maneira a garantir que esse espaço-tempo seja utilizado em função do processo pedagógico desenvolvido em sala de aula; atuar, junto ao coletivo de professores, na elaboração de propostas de recuperação de estudos a partir das necessidades de aprendizagem identificadas em sala de aula, de modo a garantir as condições básicas para efetivação do processo de socialização e apropriação do conhecimento científico;

  • organizar a realização dos Conselhos de Classe, de forma a garantir um processo coletivo de formulação do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e em sala de aula, além de coordenar a elaboração de propostas de intervenção decorrentes desse processo;

  • informar ao coletivo da comunidade escolar os dados do aproveitamento escolar; coordenar o processo coletivo de elaboração e aprimoramento do Regimento Escolar, garantindo a participação democrática de toda a comunidade escolar;

  • orientar a comunidade escolar na proposição e construção de um processo pedagógico numa perspectiva transformadora;

  • ampliar os espaços de participação, de democratização das relações, de acesso ao saber da comunidade escolar;

  • participar do Conselho Escolar, subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar;

  • propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos e sua participação nos diversos momentos e órgãos colegiados da escola;

  • promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais.


3.4 Equipe Administrativa


 

Secretária: Celly Lindermayer

Técnicas do Administrativo: Dayane Pelin; Fátima Raquel Valerius; Joice Vigne Pedroso e Mayara Letícia Vicinguera;

Bibliotecária: Marilin Chicoski

ADM Local / Laboratório de Informática:Elenice Campos Schneider


   

3.5 Equipe De Serviços Gerais

Lourdes Esper
Elba T. Pelin Gr.
Zenaide Maria Kaczanoski
Irma Araldi Darif
Elsa Barbacovi
Iraci Sauer Tolomeotti
Sueli Maria Teixeira
Maria Ramos
Joserlene Cappellari

    Responsabilidades e Atribuições

  • Zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio, realizando rondas nas dependências da instituição, atentando para eventuais anormalidades identificando avarias nas instalações, solicitando, quando necessário, atendimento policial, do corpo de bombeiros, e atendimento médico de urgência, comunicando as ocorrências à chefia imediata.

  • Controlar e acompanhar a movimentação de pessoas, veículos e materiais, orientando e identificando visitantes.

  • Encaminhar e acompanhar alunos quando da realização de atividades extra classe e extracurriculares.

  • Limpar, arrumar, organizar, vistoriar e abastecer as dependências do estabelecimento.

  • Coletar o lixo dos vários ambientes dando-lhe o correto destino.

  • Lavar, passar e realizar pequenos consertos em roupas e materiais.

  • Controlar o estoque de gêneros alimentícios e de material de limpeza, preenchendo solicitação de aquisição ou reposição.

  • Organizar e realizar serviços de cozinha, elaborando o pré-preparo, o preparo e a finalização de alimentos e bebidas, observando métodos de cocção e padrões de qualidade dos alimentos, de acordo com o cardápio pré-estabelecido.

  • Atender comensais, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas.

  • Zelar pelos equipamentos e materiais sob sua responsabilidade, mantendo-os sempre em perfeitas condições de uso, higiene e segurança.

  • Preencher relatórios relativos a sua rotina de trabalho.


3.6 Conselho de Classe

    O Conselho de Classe é órgão colegiado, presente na organização da escola, em que os professores das diversas disciplinas,, juntamente com a Direção, Equipe Pedagógica e Coordenação de Curso, reúnem-se segundo o Projeto Político Pedagógico para refletir e avaliar o desempenho pedagógico dos alunos das diversas turmas.

    Quem faz parte - No conselho de classe há participação efetiva de toso os profissionais que atuam no processo pedagógica, inclusive funcionários, pais de alunos e alunos representante de turma.

    O conselho de classe é um momento de encontro interdisciplinar, reservado a análise e discussão do processo de trabalho de sala de aula, ou seja, o que concretamente se efetiva, enfocando o rendimento do aluno e a própria prática docente, que serão objetivos de reflexão e de tomada de decisões quanto a ação a serem desenvolvidas sobre o processo pedagógico da escola e neste sentido”(...) é um órgão deliberativo sobre: a) objetivos de ensino a serem alcançados; b) uso de metodologias e estratégias de ensino; c) critérios de seleção de conteúdos curriculares; d) projetos coletivos de ensino e atividades; e) formas, critérios e instrumentos de avaliação dos alunos em seu percurso nos ciclos; g) critérios para apreciação do desempenho dos alunos ao final dos ciclos; h) elaboração de fichas de registro do desempenho do aluno para o acompanhante no decorrer dos ciclos e para informação aos pais; i) formas de relacionamentos com a família; j) propostas curriculares alternativas para alunos com dificuldades específicas; l) adaptação curriculares para alunos portadores de necessidades educacionais especiais; m) propostas d e organização dos estudos complementares.” (DELBEN, 2004).


3.7 Conselho Representante de Turmas

    O conselho representante de turma é composto por alunos eleitos pelos colegas de turma.

    O colégio orienta os alunos na eleição dos representante a fim de que as turmas identifiquem os que apresentam perfis representativos e de responsabilidade tendo em vista o bem comum para com os colegas e o colégio.

    É oportunizado aos alunos eleitos reuniões de formação com base em leituras sobre lideranças a fim de que estes tomem ciência de como melhor exercer sua função representativa.


3.8 Grêmio Estudantil

   O que é – O Grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.

     O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, o educando defende seus direitos e interesses, e aprende ética e cidadania na prática.


3.9 Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF

    O que é – Associação de pais, Mestres e Funcionários, e similares, - pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos pais e profissionais do estabelecimento, não tendo caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituí do por prazo indeterminado.

    Quem faz parte – A Associação de Pais, Mestres e Funcionários é um órgão formado por membro de toda a comunidade escolar envolvidos no processo educacional, igualmente responsáveis pelo sucesso do desempenho da Escola Pública, que objetiva dar apoio à Direção das escolas, primando pelo entrosamento entre pais, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade, com atividade sócio-educativas, culturais e desportivas.

Os componentes são:

Presidente: Sérgio Antonio Cella

Vice-presidente: Inês de Lurdes Sezepanik

Tesoureiro: Claudinete Fatima Luquini

Vice-tesoureiro: Rosilene Tavares Dornelas

Secretária: Joice Vigne Pedroso Danieli

Vice-secretária:  Fátima Raquel Valerius

1º Diretor Sócio Cultural : Joserlene Cappellari

2º Diretor Sócio Cultural : Cleide Genuino

1º Diretor Sócio Esportivo: Neldo Liegel Martins

2º Diretor Sócio Esportivo: Loreci Salete Cichocki

1º Representante de Professor: Cleusa Maria Rigo

2º Representante de Professor: Marizete Baldin Senkovski

1º Representante dos Funcionários: Iraci Sauer Tolomeotti

2º Representante dos Funcionários: Zenaide Maria Kaczanoski

1º Representante dos Pais: Dione Bohler Coradin

2º Representante dos Pais: Marlene Brito

3º Representante dos Pais: Roberta Kempa

Mandato da Posse: 21/05/2013 - 21/05/2015









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